terça-feira, maio 30, 2006

um mundo novo ... nem tão admirável

foto: Martin Quinn

“Crescei e multiplicai-vos!” - disse o criador.
E nós acrescentamos: ... e não morreremos.

Lia ontem sobre pesquisa realizada pelo MMA a respeito de consciência ambiental, apontando um crescimento de 14% desde a ECO-92. A população brasileira vem aumentado discretamente esta consciência, num percentual de quase 1% ao ano desde então. Ainda precisamos caminhar muito.
O fato me fez lembrar de um e-mail recebido esta semana, que ironizava com o crescimento da indústria farmacêutica da virilidade e do silicone em detrimento das pesquisas para a cura do "Mal de Alzheimer". O texto previa um futuro onde anciãos de seios grandes e membros rijos se olhariam e perguntariam: para quê?

Pensando nisto tracei um paralelo entre consciência ambiental e a eterna preocupação do homem civilizado com a descoberta do segredo da eterna juventude e longevidade.
Num mundo onde os problemas ambientais agigantam-se a cada ano - desmatamento agressivo, emissão de gases efeito estufa, aquecimento global, escassez de água, redução da camada de ozônio, produção desenfreada de lixo - percebemos que, em contrapartida, o crescimento da consciência ambiental não consegue acompanhar a exacerbada corrida em direção à longevidade. Daí me veio a pergunta: como ficará esta população, que além de crescer assustadoramente, quer cada vez viver mais e mais; enquanto que o planeta que a hospeda tem a cada ano sua longevidade ameaçada e diminuída?
Um mundo velho e doente lotado de jovens saudáveis. Será isto possível?

.

(Sarah >maio/2006)

.

sexta-feira, maio 26, 2006

(in) finito és

Foto: Aaron Chang

.
Ele olhou para ela e pensou na finitude. Não, não queria o fim! Olhou-a e tentou ver as paralelas no infinito dos seus olhos. Viu-se então refletido ali, mas não como tantas vezes se vira docemente mergulhado num lago tranquilo. Agora parecia perdido num mar revolto lutando inutilmente contra ondas furiosas que lançavam-se contra ele. Debatia-se em vão.
Porque o fim é tão frio?
Tentou inutilmente aquecer-se fechando o casaco contra o peito, mas era o frio da alma que lhe doía nos ossos. Buscou o calor das lembranças, quem sabe delas viesse o ardor, a febre ... o fogo. Buscou assim o fogo da paixão que outrora flamejara, mesmo sabendo que aquelas labaredas jaziam agora mortas e apagadas pelas implacáveis ondas daquele frio olhar.
Por fim fechou seus olhos resignado, e se deixou afogar em silêncio por aquelas mesmas ondas que um dia, calmas e tépidas, levaram-no ao encontro daquele olhar que parecia prometer o infinito.

.
(Sarah >maio/2006)
.

quarta-feira, maio 24, 2006

tortuosos caminhos do AmoR

o beijo - KLIMT
.
Ele queria segui-la ...
... e ela inventou um mar no seu rastro e sobre ele um barco. Ele navegou.

E ele quis enxergá-la ...
... e ela inventou a lua cheia clareando a noite da sua angústia.

Ele desejou não ser mais só ...
... ela mostrou-lhe a dor de enfrentar os seus medos.

E enfim, ele quis ser feliz ...
... ela então abriu-lhe os braços diante de um abismo e ele se lançou.
.
(Sarah >maio/2006)
.

segunda-feira, maio 22, 2006

sol em Gêmeos e essas coisas ....

foto: Emad Shiba


Eu acredito em Astrologia. Você não? Não tem problema, nunca é tarde para mudar de opinião, ou pelo menos para se criar uma nova percepção.
Desde ontem, dia 21, estamos sob o signo de Gêmeos, e assim ficará até o próximo 20 de junho. Mas o que é Sol em Gêmeos? Primeiro, quer dizer que todas as pessoas que nascerem neste período terão o signo solar Gêmeos, mas não é só isto!

Geralmente quando falo de Astrologia, a maioria das pessoas pensa em horóscopo e diz: “não acredito nisto, eu sou de Leão e não me pareço com estas definições”.
Bem ... Vamos deixar claro, logo de cara, que horóscopo não é Astrologia, e sim sua manifestação simplista, banal e mundana. Já esta é uma linguagem científica das mais antigas da humanidade, surgida há mais de 3000 anos, provavelmente na Babilônia, que nos primórdios era utilizada na previsão de eventos naturais, na organização do plantio e da colheita, na medição do tempo, na tomada de importantes decisões dos governantes, etc. Data da Antiguidade Clássica, o primeiro livro de Astrologia, escrito por Ptolomeu (intelectual, astrônomo e matemático grego), que estabeleceu os princípios fundamentais (planetas, casas e signos astrológicos) que até hoje regem a moderna Astrologia.

Mas voltando aos comentários das pessoas sobre crer ou não. Na verdade, o enfoque da Astrologia é ao contrário do horóscopo, diferenciado e pessoal. Cada pessoa é tratada como um ser único, com sua personalidade ímpar. E assim como analisa pessoas, pode analisar países, épocas, empresas, relacionamentos, eventos, etc. Ao contrário do horóscopo, não é determinista nem dogmática, apenas estuda e exprime os potenciais de cada situação ou pessoa, que podem ou não ser postos em prática. Como exemplo, em empresas é utilizada na área de recursos humanos como ferramenta de recrutamento e na esfera de relacionamentos, demonstrando afinidades ou a sua falta.

Mas e o que é um Mapa Astral? Ele é a síntese da análise astrológica. A moderna Astrologia caminha lado a lado com a Psicologia, Jung utilizou-a como ferramenta de auxílio na análise da personalidade, assim como outros psicólogos ainda hoje a utilizam para tal. Através deste gráfico é mostrada simbolicamente toda a essência psicológica do indivíduo analisado.


Como falei anteriormente, Ptolomeu , na Grécia Antiga, estabeleceu princípios que até hoje são utilizados na geração gráfica do Mapa Astral. Se você nunca viu um, não tem problema, vai ser fácil identifica-lo, ele é um gráfico baseado num círculo, como uma mandala. Lembra quando você estudou Ciências na escola? Sistema solar, planetas, movimento de translação e rotação? Lembrou? Pois é ... comece por aí!
A Astrologia é geocêntrica por conveniência, não por ignorância. Mantêm-se até hoje o homem no centro do gráfico por uma questão de interpretação. Já que o homem é o centro dos questionamentos, ele deve estar no centro do mapa e o sistema solar ao seu redor. Partindo daí, temos em torno dele o zodíaco em forma circular dividido em 12 partes onde estão os signos relacionados simbolicamente com constelações (gemini, virgo, taurus, etc) – daí vem o seu signo Solar, ou o signo do dia que você nasceu. Deste modo, então, o Sol no seu movimento pelo zodíaco a cada dois meses muda de signo e em um ano o percorre, refletindo o movimento de translação da Terra. Do mesmo modo o Sol faz seu movimento aparente em torno de nós (movimento de rotação da Terra) e leva duas horas em cada signo e um dia para percorrer o zodíaco. Desta forma é determinado o signo Ascendente, ou o signo que corresponde à hora que você nasceu. Quando você diz “eu sou Touro e meu ascendente é Leão” está falando destes movimentos.

Bem ... agora posso falar do sol em Gêmeos e todo mundo vai entender .... Que bom! Então quando alguém diz que é de Gêmeos quer dizer apenas que nasceu neste período do zodíaco, mas pode ser que esta pessoa possua bem poucas características geminianas, devido às posições planetárias no seu Mapa astral, que podem enfraquecer ou potencializar estas energias.
A simbologia de Gêmeos é relacionada com conhecimento imediato e diversificado. Não se aprofundam no conhecimento, querem variedade e quantidade. Comunicação, informação e mudança constante são suas palavras-chave. Adoram um bom papo, são sempre bem informados e podem conversar por horas e horas; são excelentes oradores e na argumentação fica difícil vencê-los. Se você tiver no seu mapa a energia geminiana fortemente marcada, se identificará de alguma forma com o que estiver sendo dito aqui. Geralmente em algum momento da vida você viajará muito ou sentirá forte necessidade de conhecer o mundo. Por vezes é muito agitado, ansioso, volúvel e indeciso, isto entretanto não denota uma mera insegurança ou infidelidade, mas antes de tudo reflete a dificuldade de lidar com a demasiada quantidade de informações que sua mente hiper ativa absorve, deixando por vezes as pessoas do seu convívio extremamente confusas ou chateadas com suas mudanças repentinas. São muito inteligentes, de raciocínio rápido, cansam com facilidade e precisam de renovação constante. Isto enfim é a simbologia relativa a Gêmeos, o que não quer dizer que todas as pessoas nascidas neste período sejam assim, ok?

Agora para finalizar, num mapa astral todos os astros são identificados como planetas (sol, lua, mercúrio ... ) que simbolizam determinadas energias: Mercúrio é o intelecto, a racionalidade; Vênus é afetividade, amor; Lua refere-se ao emocional e Marte indica energia para agir, a agressividade natural. A mistura destas simbologias designa cada personalidade e como numa "Análise combinatória" vai ser impossível encontrar duas pessoas iguais, com tantos elementos a serem combinados.
Enfim ... Eu costumo dizer que Astrologia é uma mistura intrigante de misticismo, matemática, grafismo e psicologia, e espero que agora, pelo menos para você, ela tenha deixado de ser uma mera seção de jornal ...
.

(Sarah >abril/2006)
.

sábado, maio 20, 2006

... dias prá contar

.
Hoje aqui é festa!

Tem bolo, brigadeiro, tortas e todos os docinhos virtuais, para quem gosta de doces ... sirvam-se!! Para os amigos do bar tem cervejinha hiper gelada, um acarajezinho ...
Porque a festa? Hoje – 20 de maio – o “*idéias*” completa um mês de existência.

Então, parabéns a todos vocês, meus leitores amigos - que dão vida a este espaço ... Sem vocês aqui seria apenas um ajuntamento de letras, formas e cores ... Agradeço a todos, amigos do cotidiano, outros do mundo virtual, e não por isso menos íntimos, e mais alguns muito bacanas que acabei de conhecer aqui neste cantinho verde. Para todos vocês, o mesmo carinho reservo, e mais que isso, o meu muito obrigado pela presença aqui através de palavras ou então de um simples olhar ... Sem vocês, isto aqui não teria a menor graça.
Parabéns por este mês!!


Abraços, beijos e meu carinho.



★★★★★ ★★★★★ ★★★★★

.

quinta-feira, maio 18, 2006

LÁGRIMAS de chuva

foto: Paulo Cesar Guerra
.
Naquela manhã branca e úmida
gotas de chuva escorriam pelo pára-brisa
como num espelho o reflexo dos seus olhos
Ele inutilmente ligou o limpador
numa tentativa de secar as lágrimas
barrar a dor
ou mutilar seu coração?
.
(Sarah >maio/2006)
.

quarta-feira, maio 17, 2006

... ser MULHER

"SOU FERA ... SOU BICHO"



"SOU ANJO ... E SOU MULHER ...
.
... E JÁ QUE NÃO ME ENTENDES, NÃO ME JULGUES" (RENATO RUSSO)
.
.
(foto leoa: AARON CHANG)

segunda-feira, maio 15, 2006

Quem está preso afinal ???

foto: UOL

Queria escrever aqui apenas coisas leves, divertidas, românticas, interessantes ....
Hoje, entretanto, estou indignada com os acontecimentos no estado de São Paulo e com posicionamentos de certas entidades, políticos e pessoas públicas.
Falava agora com uma amiga que mora no interior de São Paulo, numa cidade onde estão vários presídios. Ela está "presa" dentro de um Campus sem poder voltar para casa. A população está presa em suas casas, perdeu instantaneamente a liberdade de ir e vir e os criminosos estão "soltos" nos presídios. Fico imaginando onde vamos parar com esta inversão de condutas.

Porque esta lentidão do poder público num momento tão crucial, onde caberia medidas emergenciais? Me pergunto, porque não intervêem seriamente, seja bloqueando o sinal de celulares em torno dos presídios ou quebrando sigilo?
Estamos num estado de guerra, numa espécie de guerra civil que já matou vários inocentes! Porque entidades sérias afirmam que quebrar o sigilo entre advogados e seus clientes (no caso presidiários pertencentes ao PCC) é contra lei? Isto é temeroso! Será que a população deve ser exposta a tal nível de insegurança para preservar o sigilo de criminosos?? Será que teremos de nos tornar presidiários dentro do nosso próprio lar?
Porque o governo de São Paulo não aceita ajuda federal? Será porque num ano eleitoral, não podem assumir que precisaram da ajuda de um governo cujo partido é seu adversário nas eleições presidenciais? Até onde irão os "donos do poder" para defender seus próprios interesses?

Tudo isto num ano de eleições ... Percebem a situação? O crime organizado X O poder público desnorteado, e nós desprotegidos no meio deste "tiroteio".
Desanimador, não???
.

flores em você



flores vinham em sua direção
e ele despreocupado e inebriado sorriu
seu corpo, seus olhos, tudo vibrava
diante daquela primavera solta num vestido
andando despreocupadamente pela avenida
largando flores e encanto na contra-mão do asfalto

(Sarah >maio/2005)


sexta-feira, maio 12, 2006

tá na cara

.................................. .......... (foto: Sarah K)


... por incontáveis dias
cores
marcas
brilhos
sulcos
entre riso e lágrima
surpresa e comprovação
foram impressos aqui
hoje
ou talvez ontem
quem sabe amanhã
revelarão sutilmente
o que há em mim ...

(Sarah >maio/2006)

domingo, maio 07, 2006

um jardim secreto



Tenho o dom do mistério
Cultivo o extremo prazer
De interpretar os signos
E desvendar o amanhã
Busco nas pessoas certos significados
Que não permanecem
À flor da pele
E quase não se vêem
Mas se pressentem
Não conheço aparências
Não são elas que verdadeiramente
Me revelam
Dentro de mim carrego o que não pode
Representar-se
Fascina-me
O mais profundo do ser
As partículas ocultas do universo
Mergulhar no inexplicável
Extrair o inconfessável
Desabrocho assim
Velada
Diante de olhos perplexos
Uma exótica flor
Num jardim desconhecido
.
(Sarah >Fev/1990)

sexta-feira, maio 05, 2006

cadê os potes?


... um besteirol prá finalizar a semana!



Nestes tempos de estrela despertei pensando num arco-íris. A beleza, as cores, a poesia, o encantamento, os mitos; nas crenças que temos a seu respeito ... Acho que queria achar o pote de ouro que dizem ter por lá onde ele acaba.

Fala-se muito no grande abismo entre ciência e arte, a primeira lógica, objetiva, enquanto a segunda, intuitiva e subjetiva. Isaac Newton, um dia trouxe-nos à realidade do arco-íris, gotas de chuva, difração e "coisa e tal" .... Assim ele nos explicou a natureza do arco-íris. Por conta disso, naquela época, John Keats um poeta inglês, ficou indignado com o fato de haver explicação científica para um fenômeno tão belo e envolto em crenças e misticismo. O poeta em seus versos acusou Newton de destruir a "poesia do arco-íris"!

... para os curiosos, um trecho do poema:
"Havia um formidável arco-íris no céu de outrora:

Vimos a sua trama, a textura
ele agora consta do catálogo das coisas vulgares.

Filosofia, a asa de um anjo vais cortar,
Conquistar os mistérios com régua e traço,
Esvaziar a mina de gnomos, o ar do feitiço
Desvendar o arco-íris ..."

A poesia do arco-íris continua mesmo após a explicação de Newton: o arco-íris, uma sucessão de círculos concêntricos formado pelas sete cores decompostas tem no seu centro o observador. Vendo desta forma, ao invés do arco-íris estar fixado num lugar particular, há tantos arco-íris quantos olhos contemplando a tempestade. Olhando para a mesma chuva de lugares distintos, observadores diferentes vão formar diversos arco-íris; partindo o céu em dois instantes – raios de sol e gotas de chuva - com sua faixa mágica de cores.
O poeta inglês indignou-se por Newton ter explicado o arco-íris. Mas percebido por esta ótica, o arco-íris não perdeu seu encantamento. Então, de onde veio a frustração? A beleza e a poesia permaneceram. E os potes de ouro? Ah ... esta deve ter sido a grande frustração do poeta, assim como eu agora, deve ter pensado: e os potes, para onde foram!!?? Naquela época não sei o que ele pensou ... Mas, eu aqui e agora, nestes tempos de estrela, apenas pensei em cuecas, "delúbios" e "dirceus".



(Sarah >nov/2005)

quarta-feira, maio 03, 2006

sobre frituras e Liberdade

tela de Michelle Doyle
.
Lia hoje na Agencia Carta Maior sobre o "Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil", firmado em abril/2005, e das grandes empresas que ainda não aderiram.
O trabalho escravo, uma prática intolerável que viola o mais básico dos direitos humanos, ainda é muito comum principalmente em grandes fazendas de soja no estado do Mato Grosso. Pasme, mas ao consumir os óleos "Liza" e "Mazola" você indiretamente participa desta prática.
Veja aqui: reporter Brasil

Como se não bastasse, completando a lista de "maus comportamentos", estes óleos são fabricados com grãos geneticamente modificados.

Então da próxima vez que formos fritar nosso bife, não deixemos também que nos fritem a consciência!
.

terça-feira, maio 02, 2006

fusÃo

foto Robin Derrick
.
tocar-me
não precisas
inundada em mel
derreto docemente
olhando tuas pupilas
dilatadas
pretas e encantadas
fixadas em mim

.

(Sarah >maio/2005)