segunda-feira, maio 22, 2006

sol em Gêmeos e essas coisas ....

foto: Emad Shiba


Eu acredito em Astrologia. Você não? Não tem problema, nunca é tarde para mudar de opinião, ou pelo menos para se criar uma nova percepção.
Desde ontem, dia 21, estamos sob o signo de Gêmeos, e assim ficará até o próximo 20 de junho. Mas o que é Sol em Gêmeos? Primeiro, quer dizer que todas as pessoas que nascerem neste período terão o signo solar Gêmeos, mas não é só isto!

Geralmente quando falo de Astrologia, a maioria das pessoas pensa em horóscopo e diz: “não acredito nisto, eu sou de Leão e não me pareço com estas definições”.
Bem ... Vamos deixar claro, logo de cara, que horóscopo não é Astrologia, e sim sua manifestação simplista, banal e mundana. Já esta é uma linguagem científica das mais antigas da humanidade, surgida há mais de 3000 anos, provavelmente na Babilônia, que nos primórdios era utilizada na previsão de eventos naturais, na organização do plantio e da colheita, na medição do tempo, na tomada de importantes decisões dos governantes, etc. Data da Antiguidade Clássica, o primeiro livro de Astrologia, escrito por Ptolomeu (intelectual, astrônomo e matemático grego), que estabeleceu os princípios fundamentais (planetas, casas e signos astrológicos) que até hoje regem a moderna Astrologia.

Mas voltando aos comentários das pessoas sobre crer ou não. Na verdade, o enfoque da Astrologia é ao contrário do horóscopo, diferenciado e pessoal. Cada pessoa é tratada como um ser único, com sua personalidade ímpar. E assim como analisa pessoas, pode analisar países, épocas, empresas, relacionamentos, eventos, etc. Ao contrário do horóscopo, não é determinista nem dogmática, apenas estuda e exprime os potenciais de cada situação ou pessoa, que podem ou não ser postos em prática. Como exemplo, em empresas é utilizada na área de recursos humanos como ferramenta de recrutamento e na esfera de relacionamentos, demonstrando afinidades ou a sua falta.

Mas e o que é um Mapa Astral? Ele é a síntese da análise astrológica. A moderna Astrologia caminha lado a lado com a Psicologia, Jung utilizou-a como ferramenta de auxílio na análise da personalidade, assim como outros psicólogos ainda hoje a utilizam para tal. Através deste gráfico é mostrada simbolicamente toda a essência psicológica do indivíduo analisado.


Como falei anteriormente, Ptolomeu , na Grécia Antiga, estabeleceu princípios que até hoje são utilizados na geração gráfica do Mapa Astral. Se você nunca viu um, não tem problema, vai ser fácil identifica-lo, ele é um gráfico baseado num círculo, como uma mandala. Lembra quando você estudou Ciências na escola? Sistema solar, planetas, movimento de translação e rotação? Lembrou? Pois é ... comece por aí!
A Astrologia é geocêntrica por conveniência, não por ignorância. Mantêm-se até hoje o homem no centro do gráfico por uma questão de interpretação. Já que o homem é o centro dos questionamentos, ele deve estar no centro do mapa e o sistema solar ao seu redor. Partindo daí, temos em torno dele o zodíaco em forma circular dividido em 12 partes onde estão os signos relacionados simbolicamente com constelações (gemini, virgo, taurus, etc) – daí vem o seu signo Solar, ou o signo do dia que você nasceu. Deste modo, então, o Sol no seu movimento pelo zodíaco a cada dois meses muda de signo e em um ano o percorre, refletindo o movimento de translação da Terra. Do mesmo modo o Sol faz seu movimento aparente em torno de nós (movimento de rotação da Terra) e leva duas horas em cada signo e um dia para percorrer o zodíaco. Desta forma é determinado o signo Ascendente, ou o signo que corresponde à hora que você nasceu. Quando você diz “eu sou Touro e meu ascendente é Leão” está falando destes movimentos.

Bem ... agora posso falar do sol em Gêmeos e todo mundo vai entender .... Que bom! Então quando alguém diz que é de Gêmeos quer dizer apenas que nasceu neste período do zodíaco, mas pode ser que esta pessoa possua bem poucas características geminianas, devido às posições planetárias no seu Mapa astral, que podem enfraquecer ou potencializar estas energias.
A simbologia de Gêmeos é relacionada com conhecimento imediato e diversificado. Não se aprofundam no conhecimento, querem variedade e quantidade. Comunicação, informação e mudança constante são suas palavras-chave. Adoram um bom papo, são sempre bem informados e podem conversar por horas e horas; são excelentes oradores e na argumentação fica difícil vencê-los. Se você tiver no seu mapa a energia geminiana fortemente marcada, se identificará de alguma forma com o que estiver sendo dito aqui. Geralmente em algum momento da vida você viajará muito ou sentirá forte necessidade de conhecer o mundo. Por vezes é muito agitado, ansioso, volúvel e indeciso, isto entretanto não denota uma mera insegurança ou infidelidade, mas antes de tudo reflete a dificuldade de lidar com a demasiada quantidade de informações que sua mente hiper ativa absorve, deixando por vezes as pessoas do seu convívio extremamente confusas ou chateadas com suas mudanças repentinas. São muito inteligentes, de raciocínio rápido, cansam com facilidade e precisam de renovação constante. Isto enfim é a simbologia relativa a Gêmeos, o que não quer dizer que todas as pessoas nascidas neste período sejam assim, ok?

Agora para finalizar, num mapa astral todos os astros são identificados como planetas (sol, lua, mercúrio ... ) que simbolizam determinadas energias: Mercúrio é o intelecto, a racionalidade; Vênus é afetividade, amor; Lua refere-se ao emocional e Marte indica energia para agir, a agressividade natural. A mistura destas simbologias designa cada personalidade e como numa "Análise combinatória" vai ser impossível encontrar duas pessoas iguais, com tantos elementos a serem combinados.
Enfim ... Eu costumo dizer que Astrologia é uma mistura intrigante de misticismo, matemática, grafismo e psicologia, e espero que agora, pelo menos para você, ela tenha deixado de ser uma mera seção de jornal ...
.

(Sarah >abril/2006)
.

6 comentários:

Anônimo disse...

Salve Sarita, minha bruxinha boa !

É isso aí, meu coração ( ou minha cabeça ? rs) geminiano , responde que vc está certíssima ! e esse bolog vai de vento em popa, Oh ! beleza, sô !!!! Beijinhos !

Anônimo disse...

Oi Sara,

"sun, moon and stars" - I believe in astrology ;-)

Beijão Niels

tatiana hora disse...

eu não acredito, mas acho muito interessante e queria saber sobre o assunto.

Anônimo disse...

Eu acredito. Não a ponto de não sair sem olhar meu horóscopo, mas creio ser mais uma maneira, mais um instrumento pra se conhecer melhor e também conhecer o outro.
Falar em outro...
Vai Saram, acaba com minhas expectativas de novo, virgem e aries não combina né? rs

Anônimo disse...

eu não acredito em astrologia e vc sabe, sara, minha astrólouca rs mas quem quiser que acredite.

adorei seu astro blog. vou adicioná-lo ao meu castle blog.

beijão, abração, tudo de bão ;o)

arkam vampyre

Anônimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»