terça-feira, maio 30, 2006

um mundo novo ... nem tão admirável

foto: Martin Quinn

“Crescei e multiplicai-vos!” - disse o criador.
E nós acrescentamos: ... e não morreremos.

Lia ontem sobre pesquisa realizada pelo MMA a respeito de consciência ambiental, apontando um crescimento de 14% desde a ECO-92. A população brasileira vem aumentado discretamente esta consciência, num percentual de quase 1% ao ano desde então. Ainda precisamos caminhar muito.
O fato me fez lembrar de um e-mail recebido esta semana, que ironizava com o crescimento da indústria farmacêutica da virilidade e do silicone em detrimento das pesquisas para a cura do "Mal de Alzheimer". O texto previa um futuro onde anciãos de seios grandes e membros rijos se olhariam e perguntariam: para quê?

Pensando nisto tracei um paralelo entre consciência ambiental e a eterna preocupação do homem civilizado com a descoberta do segredo da eterna juventude e longevidade.
Num mundo onde os problemas ambientais agigantam-se a cada ano - desmatamento agressivo, emissão de gases efeito estufa, aquecimento global, escassez de água, redução da camada de ozônio, produção desenfreada de lixo - percebemos que, em contrapartida, o crescimento da consciência ambiental não consegue acompanhar a exacerbada corrida em direção à longevidade. Daí me veio a pergunta: como ficará esta população, que além de crescer assustadoramente, quer cada vez viver mais e mais; enquanto que o planeta que a hospeda tem a cada ano sua longevidade ameaçada e diminuída?
Um mundo velho e doente lotado de jovens saudáveis. Será isto possível?

.

(Sarah >maio/2006)

.

3 comentários:

tatiana hora disse...

quando digo que ter um monte de filhos é anti-ecológico dizem que sou revoltada. ora, eu adoro crianças. amo mesmo. talvez eu tenha um filho. mas ter uma ruma, e a população sempre crescendo, e crescendo, e nós já ocupamos todo o planeta e fizemos um ambiente criado.

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

Anônimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»