sábado, julho 22, 2006

um homem também chora



foto: J. P. Souza
.
Sou uma pessoa que nasceu e cresceu num mundo de força e poder femininos. Fui menina de olhos e orelhas grandes que floresceu cercada desta força. Via minha mãe, diariamente, comandando e nutrindo nossa família. Ia à escola e presenciava outras mulheres, protegidas num hábito, no comando de uma grande instituição.
Cresci acompanhando estórias de mulheres fortes e sensíveis, corajosas e engajadas. Mulheres como Leila Diniz, Frida Kahlo, Simone de Beauvoir, Pagu, Madre Tereza ...
Cresci dentro desta forte perspectiva feminina e foi extremamente natural para mim enxergar o mundo através desta ótica – o poder sensível feminino. Algo tão divino quanto paradoxal.

Ao sair do meu universo particular, me lancei ao mundo e deparei-me com a sociedade machista. Naquele dia, eu adolescente, entre gloriosa e dolorida, percebi que viveria para contestar o “mundo dos homens”, este que prega poder e força masculinos através do machismo.
Naquele tempo também percebi algo contraditório na essência masculina, algo que não combinava com a imagem de força que lhes era imposta. Percebi a fragilidade masculina que se escondia por trás da dolorosa máscara de frieza e força.
Afinal não é fácil ser macho, é preciso ser frio, infalível, forte e poderoso o tempo todo!
Pois é, nem sempre é divertido ser homem. Imagine que eles não têm o direito de chorar. Devem enterrar os filhos ou os pais impassíveis. Não podem dizer “eu te amo” com naturalidade, nem demonstrar muita sensibilidade. Eles escutam desde pequenos: “ora, isto não é coisa de homem!”.
É sabido: Homem não chora. Homem não diz que ama com todas as letras, apenas responde “eu também”. Filmes? Nada de comédia romântica, só aqueles com muita ação e sangue para todo lado. Homem não pode dizer que sente medo, nem que sente dor. Homem não pode usar camisa nem calça rosa, imagine a cueca então! Homem nunca é traído, neste delito nunca é vítima e sim vilão. Homem que é homem nunca “brochou”. E se acontecer? Existe a frase salvadora: “isto nunca me aconteceu antes”.
Realmente, deste jeito, ser homem não é nada fácil! Uma tarefa hercúlea, eu diria.
Mas, felizmente, nem tudo é tão trágico como aparentou ser. E podemos ver por aí muitos homens libertando-se deste fardo e permitindo-se ser fortes de uma forma mais leve e humana. A força que permite fraquezas, que convive com fracassos. A força a que me referi no início deste texto, a força inteligente e sutil da sensibilidade.
E nisto eles têm muito a aprender com as mulheres.

Ei garotos, estamos aqui! Qualquer coisa, gritem!! E podem chorar também ... não dói nada.
.
(Sarah K >jul/2006)

9 comentários:

Anônimo disse...

Sara Lindos os dois últimos posts e músicas...

Não adianta, mas é bem verdade que o sofrimento aprimora nossas virtudes e talentos...
Fiquei emocionada pela compreensão com os machos nossos ( Henfil tinha um texto com esse teor, mas muito semelhante !) e mais a música do Dalto que me lembra de uma época linda em que meus filhos eram crianças....
Bjs, querida e continua, assim, estou adorando !!!!

Anônimo disse...

Oi Sarah!!!!!!!!!
Posso dizer que seu post tá perfeito, até porque a maioria das mulheres pensa exatamente assim. Apesar de todo o machismo adoro ter nascido mulher... É como se diz: as últimas palavras são do homem: "SIM, SENHORA!". Bjos, mila.

Anônimo disse...

E aí 'mach' he he - que coisa grita - me lembrei da Vanessa da Mata "Não chore homem" :-)

Beijos

Anônimo disse...

Concordo!
Homens são seres humanos, eles tem sentimentos! Eles sentem a dor, a felicidade... E tbm tem o direito de chorar e expressar seus sentimentos!!!
Bjs* =]

*£ua* disse...

Esses elementos de nossa cultura, que diz que mulher faz isso e homem faz aquilo estão completamente desatualizados... Quem ainda persiste nisso é porque ainda não se permitiu chorar, dizer um "te amo" com todas as letras... E nem imaginam eles como é bom... =]]
Beijo grande!!!

Anônimo disse...

Cultura machista... ainda bem que, mesmo que seja paulatinamente, essa cultura está mudando!!! Ainda bem que nós estamos começando a ouvir: "Eu te amo"... logo logo, vem as comédias românticas e o choro!... Pelo menos, assim eu espero! hehehe
Beijão

Anônimo disse...

Pois, Sarah, amei sua reflexão, seu texto e sua maneira de dizer isso.
Já vi um homem com o dobro do meu tamanho (e eu sou muito grande) chorar no meu colo. Já vi meu pai chorar, mas já chorei por ele.
Ultimamente, ando sem lágrimas.
Não por ter endurecido, mas por ter deixado de ser tão fraca.

Beijos.

Anônimo disse...

Olá Sarah adorei o teu post em parte tudo isso é verdade, mas o machismo é igual à estúpidez....(digo eu)
Na minha parca existência de vida por muito passei http://dante999guitar.blogs.sapo.pt/ que poderás ver no mue blog.....e em certas altura os meninos não podem chorar.....
Quando estive aí no brasil realmente verifiquei que é dificil abrir o nosso blog.....talvez por ser de gente "bandida"........rsss
Um abraço
Dante (camaliao@clix.pt)
Inpulse

Passageira disse...

Muito bom o seu texto!!!
Infelizmente, vivemos numa sociedade machista que é não só aceita como alimentada pela mulher. É muito bom qdo vemos o homem como um parceiro, sujeito às mesmas fragilidades nossas, mas tb donos da segurança que precisamos. Isso é equilíbrio, é ser humano!
Beijos querida.