quinta-feira, fevereiro 08, 2007

seu saldo verde no vermelho



.
Minha cor preferida é o lilás, mas quando não é época de flores o verde facilmente ocupa seu lugar.
Outro dia numa papelaria, me deparei com umas fotos antigas da minha cidade, fotos do início do século XX e fins do XIX, fiquei impressionada com a mudança tão radical na paisagem urbana, antes muito mais humana e equilibrada. Daí, inevitavelmente me veio à cabeça questões ambientais, preservação, efeito estufa, aquecimento global e tantas outra preocupações verdes.
Partindo do princípio que concentrações urbanas são umas das maiores, se não a maior, emissoras dos gases efeito estufa, e que nós em sua maioria vivemos em grandes centros urbanos, vocês concordarão que cada um de nós tem sua parcela de "culpa" nesta questão do aquecimento. Para saber o quanto, é só perder um pouquinho de tempo agora e fazer sua contabilidade gasosa. Mas não se assustem muito, tentarei no final absolver cada um de vocês ou pelo menos mandá-los ao purgatório.
Então proponho o seguinte a vocês: vejam aqui o quanto estão devendo ao planeta, escolhendo, lá no site, "calculadora CO2", depois deixem o resultado aqui em seus comentários.
E para vocês não voltarem para casa muito deprimidinhos, indico este local para começarem a reduzir o montante de suas dívidas. Mas além disto, fica aqui este post como uma forma de reflexão e no mínimo, como uma tentativa de nos tornarmos mais conscientes e responsáveis por um mundo que agora é nossa casa mas que ainda deverá ser a casa de muitos milhões de pessoas que vem por aí ... filhos, netos, bisnetos. "Vamos cuidar do mundo que não veremos", isto também é nossa responsabilidade.
Até a próxima e boa floresta para vocês!!
.
.
Ah sim, meu resultado foi: "sua emissão anual é de 1.97 ton/CO2. A The Green Initiative recomenda que 13 árvore(s) sejam plantadas". E já "plantei" 5 árvores este ano.
.
.
[Auxílio para quem não tem o hábito de comentar em blog, é bem simples e não dói nada ... rs:
Clique no link aí embaixo "Falaram aqui", na página seguinte, abaixo de todos os comentários clique no link "Postar um comentário", daí escreva seus comentários, escolha "Outro", digite seu nome, o código solicitado e pronto, é só publicar!]
.
(Sarah K > fev/2007)

21 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sarah, estava com dificuldades para comentar no teu blog, pq no meu pc ele sempre pede para baixar um arquivo (n entendo mto disso) e eu sempre ignorava a mensagem, mas dessa vez quando ignorei, simplesmente a janela fechava. A mesma coisa aconteceu em outro blog de uma amiga... Bem, até agora parece que as coisas voltaram ao normal.
Olha, gostei muito da iniciativa, e fiquei um tanto aliviada por não ter uma parcelade culpa tão grande, mas de grão em grão... Sim, tenho que palnat 1 árvore!
:)
Beijinhos

Anônimo disse...

Olá! Tudo bom? Realmente a natureza é tão bela, mas como sempre digo: "Deus fez a natureza, mas o homem se encarrega de destruí-la". Portanto, aos poucos o verde vai amarelando ou sumindo. Não poderia acontecer isso, mas... fazer o que, né? Um beijo...

Anônimo disse...

Testando som som som (=

Realmente abre uma janela, deve ser o navegador maluco ou a versão novo do blogger.

É dona moça e o amanhã heim, se continuar nesse ritmo o que será das próximas gerações... Se hoje já sofremos as perspectivas para o futuro são cada vez mais negras.

É torcer para termos mais pessoas como você, assim temos uma esperança (=

Bom fim de semana

:************

Anônimo disse...

alô!
ótima iniciativa Sara, gostei. Que bom se todos pudessem mesmo ter a consciencia necessária.

Acredita? Estou igual a vc, 13 arvores para plantar, fiquei assustado. Mas fui lá plantar arvores, me cadastrei.

beijo
;))

Ela disse...

Oi linda...aki estou e se vc leu esse coment, é pq consegui!!! rs
Um grande bjo pra vc e um otimo fds!!! ;)

Anônimo disse...

Sara,

Que delícia ler sobre o verde que te quere ver (sempre!).
Acho que não estou em dívida, apesar de não ter ido ainda calcular meu saldo.
Eu optei por D. Ambiental e também escolhi essa área para minha monografia. :)
Fica aqui um beijinho verde para você.
Cacau
PS: Inclusive as letrinhas da verificação de palavras são verdes! :)

josé alberto farias disse...

A questão é mesmo séria, Sara. E não devemos ficar apenas esperando que os governos resolvam. Cada um de nós, cidadãos do mundo, temos obrigação de participar desse esforço.

Ricardo Rayol disse...

Sou frequentador assiduo e comentarista contumaz apesar de nem sempre ser feliz em meus comentários. Temos todos dívidas.. faço a minha parte separando o lixo reciclável e reduzindo a emissão de gases. Espero que isso ajude.

o alquimista disse...

No sublime te li...

Gota a gota chora o ceu ao entardecer, floresce a terra, eclode a vida...acontece a magia...

Mágico fim de semana...


Doce beijo

Ariane disse...

oi sarah!!!

lilás também é minha cor preferida!!!

e também amo o verde, tanto que joguei toda a minha vida de estilísta e empresária para correr atrás do sonho antigo de ser biológa, consegui passar no vestibular,e vou passar um bom tempo ralando como estudante, recomeço do zero mais uma vez minha vida, como me sinto viva por isso!!!

adorei este post,a questão ambiental é algo em que realmente me preocupa,
e se vc receber este comentário, é sinal de que não está tendo problemas, não é mesmo?

beijos

rose.:.SR disse...

Sara querida, eu consegui ler e postar o comentário sem problemas.

Beijos!!

Vampira Olímpia disse...

Saroca,
vc sabia que faço parte de alguns projetos de preservação e educação ambiental?
Sou ativista da causa!!!! rs
Ótimo sua visão verde do mundo.
beijos

Anônimo disse...

Devo estar fazendo minha parte, 6 árvores. Beijocas.

Anônimo disse...

Vim aqui, munida com muitas latas de tinta verde e também hidrocores e lápis de cera nos mais variados tons para dar uma mãozinha nesta sua engajada luta, lindona! Aceita a ajuda, né? Beijos. Valeu pelo comentário.

Anônimo disse...

Olá Sarah aqui em Portugal (terra de doidos) temos todos os anos o flagelo dos incêndios e agora algumas mentes brilhantes querem construir uma central nuclear......acho que vou mesmo é viver para outro país ou melhor planeta, talvez seja mais seguro.
Um abraço e um bom fim de semana
Dante

Anônimo disse...

Sarah, que bacana essa sua idéia e o post também...a minha poluição foi de 0.77 ton/c02 e preciso plantar 5 arvores...geralmente planto até mais doque isso. Também as fotos da cidade antiga...vamos fazer um movimento tipo "eu quero a minha cidade de volta."?

bjs e bomfimde semana!!! -xi deixei anonimo e comoeu gosto de aparecer..tô republicando!!

Anônimo disse...

OI Sarah!!!
Belo post. Acho que muito vem sido falado, mas ainda assim, a ficha das pessoas não caíram... coisas simples, como reciclar uma folha de papel, não é feita... e o resultado está aí, né?! Falta de vegetação, espécies ameaçadas... poluíção... muito triste isto!

Beijos pra vc!

AH! Acho que tá tudo certo com o seu sistema de comments, pq olha o meu aqui!!! hehehehe ;)

Guto Melo disse...

Seu texto manifesta uma preocupação válida. Acho que amar a natureza é sempre bom. Mas parece que infelizmente os efeitos do aquecimento global são irreversíveis, pois o dióxido de carbono fica pelo menos cem anos retido na atmosfera e o seu nível está elevadíssimo. Mesmo que se plantem árvores e se tomem outras medidas de combate ao efeito estufa, cientistas do mundo todo advertem que o planeta sofrerá mais furacões, mais tempestades, ondas de calor mais duradouras, as geleiras derreterão, a agricultura será afetada, mais pessoas morrerão de fome e de sede... Enfim, a sobrevivência será mais difícil. A previsão é que até 2.100 a região do Amazonas tenha a sua temperatura média aumentada em 8ºC e se transforme em uma savana; já o sudeste do Brasil teria uma elevação média de 5ºC e chuvas como essas mais recentes seriam mais freqüentes. Os dados e as conclusões foram publicados no último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, divulgado em Paris no início deste mês.

Anônimo disse...

DEPOIS DE UM LONGO E TENEBROSO INVERNO, VOLTEI A POSTAR ALGUMA COISA.. AOS POUCOS EU VOLTO..
ABRAÇOS
LUCIANO.

PAPIROS DE ALEXANDRIA
http://papiros.zip.net

Anônimo disse...

Se cada um de nós, fizesse a sua parte, talvez o planeta que um dia já não veremos se tornasse um lugar melhor. Quando leio ou ouço reportagens sobre o aquecimento, tenho medo dos anos de amanhã. Penso que a educação também seria um grande aliado, mas infelizmente no nosso país as prioridades são outras. Vou fazer o teste!

Anônimo disse...

Minha cor preferida é o branco, adoro branco! Recebi o seu recado em meu e-mail...