quarta-feira, dezembro 20, 2006

que festa ... ??!?

“Algumas pessoas dizem que Papai Noel é comunista, primeiro por que é a cara do Karl Marx (só por causa da barba), segundo por que se veste de vermelho e terceiro por que dá presentes para todas as crianças, independente da classe social.”
(extraído de:
PAPAI NOEL EXISTE? )

(que ironia ... Karl Marx não iria gostar muito de saber desta associação de sua imagem ao ícone do consumismo natalino; mas distorções à parte, o conceito seria interessante ... entretanto, na prática, a teoria é bem outra!)






Eu não gosto de Natal!!
O Natal, na verdade, poderia ser um momento de consciência, de fraternidade real, de igualdade social. Mas o que vemos é uma festa direcionada ao consumo voraz e cego. Qual o objetivo disto tudo? Penso nisto e sinto um enorme vazio de objetivo e conceito. Me assusta o que prega esta cultura consumista, superficial e sem propósito, enquanto o que acontece por trás deste cenário de luzes e consumo é um mundo escuro de pobreza e miséria, de menores abandonados e famintos, de violência alimentada por uma brutal desigualdade social, de trabalho escravo, de trabalho infantil, de pedofilia, de racismo, de desmatamento, de aquecimento global, de escassez de água, de tortura em animais, de seca e fome no sertão, de desabrigados por enchentes, de violência contra mulher, de desrespeito dos políticos para com nossa sociedade; ou mesmo, de milhares sofrendo e morrendo em guerras burras patrocinadas pelos americanos na terra onde teria nascido Jesus.
Quanta incoerência!!!
O que festeja-se mesmo???


Deixo aqui um link para quem quiser tentar: POR UM NATAL ORIGINAL


(Sarah K > dez/2006)

26 comentários:

Anônimo disse...

He he - Sarinha - que provocação !!!

Não conte à minha sobrinha Emma, que ele não existe, tá ;-)

No ano que vem eu vou trabalhar como Papai Noel aqui na Dinamarca, andando na neve distribuir doces e presentes para as crianças, eu amo o natal !

Feliz natal e um monte de beijos

Anônimo disse...

O Marx chegou a dizer, depois de tantas deturpações do que ele escreveu, que não era Marxista.
Risos.
Então... abaixo o natal comercial. E viva a igualdade de direitos.

Anônimo disse...

Sarah!!!
...adoro ler seus textos, poemas e tudo o que escreve...vc
arrasa menina!!!
O mundo não mudou...arrancou-me lagrimas...malvada...rsrs
bjãooooooooooooooooooooooo

Papoila disse...

Olá Sarah!
Obrigada pela visita ao campo. Adorei este texto. Ouvir John Lennon é muito bom este Natal Imagin! Natal fraterno, sem consumo excessivo... Esse papai Noel tá giro... Beijo

Juliana Marchioretto disse...

o pior é que as crianças já são ensinadas, desde cedo, a uma única coisa: pedir.

gostei daqui.
bjo

Anônimo disse...

Festeja-se a “tentativa” de ser solidário com o outro?! Festeja-se a tentativa de, tendo sentimento, não ser um sujeito “apático”? Um dia, não mais que um dia, para tentar ser bom e fraterno com a própria família? – risos.

"Pra mim, basta um dia, não mais que um dia, um meio dia..." - possível sugestão de música para o coro...

Anônimo disse...

Querida!!

Viciante é o blog!!!! rs.. o Rodrigo pode até ser, mas eu aida não experimentei!! ;) rs..

Beijos
Feliz Natal e um excelente 2007 pra vc!!!

Anônimo disse...

hehe..Chavez nao deve ter lido o livro nem deve ter feito a associação, pq mandou vestir papai noel com outras cores esse ano!.
Sarita, partindo da base que já nem sei se acredito num Deus, menos ainda em Jesus, portanto Natal nao tem significado nenhum para mim, salvo nos preços que sobem e sobem... rs

Beijos de panettone!! rs

Anônimo disse...

Eu encaro o Natal como uma festa qualquer, como qualquer festa. não levo a ferro e fogo o aspecto cultural-cristão da coisa. mas culturalmente, o natal tem certos efeitos pouco percebidos pela grande massa popular. mas depois falo disso, pq agora estou sem tempo.
Feliz Natal, Rapunzel rs. beijão.

Anônimo disse...

Sara, em 24 de dezembro festeja-se, evidentemente, o Solstício. Uma festa tradicional, mais do que justificada no hemisfério norte, não surpreende que tenham juntado outros "significados" a ela.

Anônimo disse...

Ei dona moça =]

Felizzzzzzzz Natalll pra tu e para todos a sua volta, que seja cheio de paz e amor =]

:***

Ricardo Rayol disse...

Tirando que ele deva estar rolando na tumba.... mas natal é um momento de reflexão.. entaõ..
Clamem homens

Piedade, clemência

Justiça

Ao divino implorem

Olhem-se no espelho

Encontrem-nas

Em si mesmos

Se merecido for

Anônimo disse...

Desta vez, consigo!!!!
Deixo à tua porta um cesto de cheiros... com os votos de um bom natal e feliz 2007.

Anônimo disse...

Oi Sarah, vc conseguiu ótimos pontos de reflexão e isto já é Natal, o próposito de quiçá toccar o coração das pessoas ao menos uma vez no Ano com 365 dias. Boa Ceia, Bom Natal.

bjs
marcelo

Anônimo disse...

Saroca,
Também não gosto do Natal!!! No entanto, penso que mesmo sendo esse pequeno grão de areia que somos, fazendo nossa parte, podemos oferecer um mundo melhor, mesmo que o interno. Nosso mundo interno deve ser muito bem cuidado...
Por isso, desejo que vc tenha forças para enriquecer seu mundo interior de boas coisas.
Feliz Natal
beijos, Vampira Olímpia.

Vampira Olímpia disse...

Oi, Saroca!!! A ironia sempre me foi peculiar rs... Lá é o lugar certo!!! rs

Linda, me ensina a colocar música no meu blog?
beijos.

Vampira Olímpia disse...

Que difícillllll!!! rs
Vai ser difícil vc me visitar com música... rs Aff!
Bom, vou viajar e amanhã à noite tento mais.
Beijão e...

...


...

...

Feliz Natal! rs

Anônimo disse...

Oi Sarah!!!
Fazia tempo que não passava por aqui, não!?
Adorei a nova cara do Idéias!!! Mto bacana!
Qto ao Natal, gosto do espírito que ele deveria ter... td mundo junto, se reunindo, compartilhando as coisas boas!!! O problema é que mta gente é falso nessas horas... isto é que me irrita! =(
Beijão pra ti!!!

Anônimo disse...

Natal pra mim tem que ser comemorado com tranquiliade, paz e amor! Presentes? Pra mim é fundamental, faz parte da festa. Não que eu seja obrigada a dar, entende? Até porque não estou podendo mesmo. Já tive Natais melhores em outros tempos. Agora tudo está mais difícil. Um dia quem sabe algo volte ao normal em minha vida! - Não discordo de ti em hipótese alguma em relação ao que escreveu. Tem gente passando fome em todo canto do mundo. Mas quem dá essa devida importância em melhorar a situação das família carentes em tudo? Ninguém! Aliás, existem pessoas que ajudam como podem. Mas se depender dos governantes, não fazem nada. Pensam só neles e sem se preocupar com os outros. Cada qual no seu lugar, deve ser assim. tenha uma passagem maravilhosa do velho para o novo, com alegria, harmonia e inteligência. Beijos...

fantasma disse...

nada novo por aqui
pena

Anônimo disse...

Sabe, acho até que de uns anos pra cá algumas coisas têm mudado. vejo mais preocupação com o próximo nesse período. Tudo bem que é uma coisa que deveria acontecer durante todo o ano, mas o fato é que acho que a corrente pelo bem aumenta.
Sempre fico um pouco triste no natal. Bate uma saudade bem mais forte das pessoas que já se foram.
grande beijo!!!!

Anônimo disse...

Estou de volta com um blog novinho em folha, espero não deletar dessa vez, que dure ao menos este ano!
Beijo e feliz ano novo, Sarah! Aparece por lá, Mel

tatiana hora disse...

eu sei que isso é tosco, mas eu começo a gostar da euforia instantânea de fim de ano!!

Anônimo disse...

Estava desistindo de encontrar algo interessante na net... encontrei!

Anônimo disse...

Ótimo! Agora me deixou curioso, em qual dos post há uma certa coincidência?

Anônimo disse...

I Concurso de Poesias da Gazeta dos Blogueiros !!!
Mais informações no site www.blogueiros.com .
Participe e Boa sorte !

Equipe Gb.